Malefícios do Energético

Malefícios Energético

Infelizmente, as pessoas ainda têm poucas informações sobre os malefícios do energético, e acabam usando de forma indiscriminada.

Hoje em dia, o que mais vemos são pessoas, principalmente os jovens, recorrendo às bebidas energéticas para “virar a noite” e manter o foco.

Apesar de promover o ganho de energia, contêm substâncias que, a longo prazo, podem causar danos à saúde, podendo ser maiores se a pessoa estiver em tratamento para alcoolismo.

Se você faz uso constante de energéticos, entenda aqui o que pode acontecer, em especial se misturar com álcool e outras drogas!

Quais os malefícios do energético?

Os malefícios do energético estão associados à concentração de cafeína, açúcar e outras substâncias estimulantes, que quando consumidos em excesso, podem causar, por exemplo, insônia, palpitações, tonturas e dores de estômago.

Bebidas energéticas não contêm álcool, e frequentemente usadas para aumentar os níveis de energia e a concentração mental.

Por outro lado, a privação do sono é extremamente prejudicial à saúde.

Apesar de ser regulamentado pela ANVISA, o problema está em quantidades exageradas, e os malefícios podem ser ainda maiores se o energético for ingerido juntamente com álcool.

Quais os efeitos do energético no organismo?

Quando a bebida é consumida em excesso, os malefícios energético são os seguintes:

Batimentos cardíacos acelerados e aumento da frequência respiratória

Como o energético contém cafeína, quando ingerido em grandes quantidades, pode afetar o coração, acelerando os batimentos cardíacos.

Além disso, provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de infarto e derrame.

Quanto ao aumento da frequência respiratória, a pessoa geralmente fica mais ofegante ao tomar um energético.

Gastrite

Quando a cafeína e outros estimulantes são lançados na corrente sanguínea, favorecem a produção de ácidos, o que pode levar a uma gastrite.

Transtornos de sono

Uma vez que a bebida aumenta os níveis de energia e mantém a pessoa acordada, isso pode causar transtornos de sono, como a insônia.

Intoxicação

Outro dos malefícios energético é a intoxicação por cafeína, provocando aumento da pressão arterial, vômitos, aumento do ritmo cardíaco e até a morte.

Vale mencionar aqui que pessoas em tratamento para dependência química têm um risco muito maior de problemas de saúde se consumirem energéticos.

Hipertensão arterial

Um estudo realizado com jovens mostrou que a ingestão de bebidas energéticas causou um aumento da pressão arterial, e isso logo após o consumo.

Problemas bucais

Em razão da concentração de açúcar, o uso excessivo de energéticos, pode, a longo prazo, afetar a saúde bucal, em particular, destruindo o esmalte dos dentes e removendo o cálcio.

Quais os riscos da combinação de energético com álcool e drogas?

A combinação de bebidas energéticas com álcool e drogas é extremamente perigosa, inclusive uma overdose pode provocar uma parada cardíaca.

Saiba que uma das causas de internação em uma clínica de recuperação é justamente resultante dessa mistura, pois os efeitos das drogas são potencializados.

Entre os outros malefícios energético é que pode mascarar o efeito do álcool, ou seja, faz com que a pessoa consuma uma quantidade ainda maior.

Por consequência, isso pode levar ao coma alcóolico, além de maior estado de euforia, onde a pessoa pode perder totalmente o controle.

Portanto, é necessário tomar muito cuidado, principalmente se a pessoa tiver um histórico de doença cardíaca, distúrbio do sono ou problemas gástricos.