Consequências do Uso de Drogas na Adolescência

consequências do uso de drogas na adolescência

A adolescência é um período marcado por muitas transformações, tanto físicas quanto psicológicas, e as consequências do uso de drogas na adolescência podem ser devastadoras.

Hoje em dia, vemos adolescentes cada vez mais novos fazendo uso abusivo de álcool, o que é muito preocupante.

Daí a importância dos pais estarem atentos aos sinais, e dependendo da gravidade, buscar um tratamento para alcoolismo direcionado para essa faixa etária.

Nesse artigo, entenda o que pode levar os jovens a usar drogas, assim como  efeitos das drogas durante a adolescência e como ajudar um adolescente que está usando droga!

Por que os adolescentes procuram drogas?

Antes de falar sobre as consequências do uso de drogas na adolescência, é importante entender o que leva um adolescente a procurar uma droga.

Então, a adolescência é um período de vulnerabilidade, e não é muito fácil saber porque uma pessoa experimenta tal ou tal substância.

Não existe um só motivo, mas às vezes vários, que podem ser:

  • Buscar efeitos para se distrair ou relaxar, para se sentir bem com os amigos;
  • Viver uma experiência diferente;
  • Para lidar com uma situação difícil, como se a substância fosse a única solução para aliviar suas emoções e sofrimento;
  • Pertencer a um grupo;
  • Melhorar seu desempenho, até mesmo pela pressão de ser o melhor.

Obviamente que não são todos os adolescentes que usam drogas, pois isso depende da história de cada um, o contexto familiar, se têm alguma predisposição, doença mental.

Independentemente de qual seja a situação, é necessário um olhar muito atento, principalmente para evitar maiores danos à saúde, alguns deles até irreversíveis.

Quais as consequências do uso de drogas na adolescência?

As consequências do uso de drogas na adolescência podem ser de curto a longo prazo, cujos efeitos variam de pessoa para pessoa.

A curto prazo, os principais efeitos são:

  • Violências, tanto como vítima quanto autor;
  • Acidentes de carro,
  • Lesões por causa de quedas;
  • Relações sexuais sem proteção ou consentimento.

Já o consumo a longo prazo, seja de drogas como do álcool, é responsável por danos irreversíveis no desenvolvimento do cérebro, podendo dar origem a uma esquizofrenia ou depressão.

Além disso, há um risco elevado de problemas cardiovasculares, hipertensão, AVC, dificuldades de aprendizado e concentração.

O tabaco, a maconha e o álcool aumentam o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.

Por isso, é importante estar atento aos sinais e se possível, buscar tratamento para dependência química o quanto antes.

Como ajudar o adolescente que está usando drogas?

Entendendo agora quais as consequências do uso de drogas na adolescência, o que fazer para ajudar o adolescente a largar o vício?

É muito normal os pais acharem que aquilo é apenas uma fase e que vai passar, ficarem com raiva, tentar esconder e se culparem.

No entanto, é o momento para manter a calma e buscar maneiras eficazes de ajudar, até mesmo em uma clínica de recuperação.

Se você se encontra nessa situação, o melhor a fazer é conversar com um profissional habilitado para saber como lidar com tudo isso.

Inclusive, hoje em dia, existem programas e grupos de apoio voltados para adolescentes e famílias, e tomar as medidas certas assim que perceber os primeiros sinais, consequências muito graves poderão ser evitadas.