Se você está se perguntando o que é etilista social, nada mais é do que uma pessoa com um transtorno do uso de álcool leve, e não apresenta tantos problemas como o etilista crônico.
Isso não significa que não precisa de tratamento para alcoolismo, principalmente para evitar que o quadro evolua para uma dependência alcóolica.
Vale lembrar aqui que etilismo e alcoolismo significam a mesma coisa, ou seja, uma condição em que o indivíduo não tem controle sobre a bebida.
Continue a leitura e entenda mais o que é alcoólatra social, quais os principais sintomas e a importância do tratamento precoce.
O que é etilista social?
Muitos se perguntam ou mesmo nem ouviram falar sobre o que é etilista social, mas de uma maneira bem simples: é a pessoa que apresenta um grau de alcoolismo leve, ou seja, não bebe com muita frequência.
Para identificar um alcóolatra social, confira algumas características:
- Tem dificuldade em controlar o uso do álcool;
- É um grande desafio na hora de parar de beber;
- Pode ter ou não comportamentos problemáticos ligados ao uso do álcool.
Além disso, em razão da falta de controle, podem acabar bebendo grandes quantidades em um mínimo de tempo.
Muito frequente entre adolescentes e jovens, pode ser particularmente perigoso, pois pode ser responsável por uma intoxicação aguda, podendo inclusive provocar uma parada cardíaca.
Qual a diferença entre etilista social e etilista crônico?
Sabendo agora o que é etilista social, o que o diferencia do etilista crônico?
O etilista crônico é a pessoa que apresenta um transtorno relacionado ao uso de álcool moderado a grave, isto é, consome muito mais do que o etilista social.
Por consequência, os problemas são bem mais graves, tanto físicos, psíquicos como sociais, com um maior comprometimento de sua vida pessoal e profissional.
Algumas das consequências do alcoolismo crônico incluem:
- Doenças cardiovasculares;
- Problemas no fígado, como cirrose e hepatite alcoólica;
- Alguns tipos de câncer;
- Dificuldade de concentração;
- Confusão mental;
- Negligência às responsabilidades.
Esses são apenas alguns exemplos, e nos casos onde o uso de álcool é combinado com outras drogas, o recomendado é buscar tratamento para dependência química, a fim de evitar danos maiores.
Como tratar o etilista social?
Embora o grau de alcoolismo seja leve, é essencial que o etilista social seja tratado o quanto antes.
Considerando o que é etilista social e por não conseguir ter o controle sobre a bebida, há um risco elevado de desenvolver uma dependência alcóolica.
Nesse caso, muitas vezes, uma conversa com um psicólogo ou um profissional especialista em alcoolismo, pode ajudar a pessoa a abandonar o vício.
Porém, mesmo sendo um nível leve de alcoolismo, pode ser indicado um tratamento em uma clínica de recuperação, a fim de ajudar a entender o que o levou a começar a beber e repensar seu comportamento.
Os grupos de apoio também são importantes, pois através do diálogo com outras pessoas na mesma situação, pode ser um estímulo para parar de beber.
É essencial que parta da própria pessoa buscar ajuda, e a família e amigos representam um papel fundamental ao longo de todo esse processo!