Quando o assunto é sobre o que é alcoolismo, mais e mais pessoas querem entender, principalmente para poder ajudar familiares e amigos que estão passando por isso.
Na verdade, a dependência alcóolica ocorre quando a pessoa não consegue se libertar do vício ao álcool, afetando vários aspectos da sua vida.
E é justamente por isso que, em uma clínica de recuperação, os pacientes recebem um suporte de uma equipe multidisciplinar.
Para você entender mais sobre o que é etilismo, suas causas e como funciona o tratamento para alcoolismo, vamos explicar tudo aqui!
O que é alcoolismo?
Para você ter uma ideia melhor sobre o que é alcoolismo, saiba que pode levar até anos para que uma dependência alcóolica seja instalada, e que a pessoa tenha consciência que existe.
Basicamente, etilismo significa não conseguir passar um só dia sem beber álcool, onde o dependente vai ingerir mais e mais quantidades para sentir os efeitos que deseja.
É o que vemos com muita frequência ao longo de um tratamento para dependência química, pois a pessoa consome cada vez mais quantidades de drogas.
Para ser considerada uma dependência ao álcool, é quando a pessoa é incapaz de controlar a ingestão de álcool, em razão da dependência física e emocional.
Quais as causas da dependência alcóolica?
Embora o risco de uma dependência alcóolica é maior em homens, de uns tempos para cá, o número de mulheres dependentes aumentou bastante.
A causa do alcoolismo ainda não é bem conhecida, no entanto, está provado que há uma predisposição genética.
Outros fatores como transtornos mentais, isolamento, timidez e até mesmo pobreza podem contribuir para o etilismo.
Por outro lado, cada pessoa reage de uma maneira, mas pessoas que precisam mais quantidade de álcool para obter um determinado efeito, têm mais tendência a sofrer de uma dependência ao álcool.
Assim como qualquer droga, e aqui o álcool está incluído, ele influencia no mecanismo de recompensa no cérebro.
Dessa forma, cada vez que uma pessoa consome uma droga, ela se sente bem, e por isso vai querer consumir de novo.
Como é o tratamento para dependência para alcoolismo?
Você já entendeu o que é alcoolismo, e como funciona o tratamento?
Algumas pessoas manifestam sintomas graves no momento que param de beber, como alucinações e delírios.
Quem sofre de dependência alcóolica, apresenta sintomas de medo, confusão, uma pulsação mais rápida, quando a droga não está mais no seu organismo.
Dessa forma, o tratamento geralmente é feita em uma clínica de reabilitação, especialmente por conta de uma equipe de vários profissionais.
Muitas vezes, é necessário ministrar medicamentos ansiolíticos para aliviar esses sintomas, juntamente com terapias e grupos de apoio.
O maior desafio é que para a maioria das pessoas que param de beber é voltar a beber novamente, que é a recaída.
Embora não seja fácil levar um ente querido a buscar ajuda por causa do etilismo, é algo mais do que o necessário, tanto para a sua saúde física quanto mental.
Felizmente, hoje existem abordagens bastante eficazes para tratar o alcoolismo, e com resultados bastante satisfatórios.
Vale a pena conversar com um profissional de saúde experiente e procurar ajuda o quanto antes.