Estar infeliz não é o mesmo que estar deprimido. Depressão é um termo geralmente usado vagamente para descrever como nos sentimos depois de uma semana ruim no trabalho ou quando estamos passando por um rompimento. Mas o transtorno depressivo maior – um tipo de depressão – é muito mais complicado.
Existem sintomas específicos que determinam se é depressão ou a tristeza que todos nós às vezes experimentamos na vida.
Determinar se sentimentos sombrios persistentes e inabaláveis são resultado da depressão pode ser o primeiro passo para a cura e a recuperação. Leia estes sinais e sintomas da depressão, alerta para ver se é hora de você consultar um profissional de saúde mental.
Sim! A depressão pode levar a dependência química ou alcoólica.
E o melhor tratamento para dependência química e também o melhor tratamento para alcoolismo você só recebe na clínica de recuperação para dependência química ou alcoolismo Valor da Vida.
Sinais da depressão
1. Perspectiva desesperadora
A depressão grave é um transtorno de humor que afeta a maneira como você se sente em relação à vida em geral. Ter uma visão desesperada ou desamparada de sua vida é o sintoma mais comum de depressão.
Outros sentimentos podem ser inutilidade, ódio por si mesmo ou culpa inadequada . Pensamentos comuns e recorrentes de depressão podem ser vocalizados como: “É tudo minha culpa” ou “Qual é o ponto?”
2. Perdeu o interesse
A depressão pode tirar o prazer ou o prazer das coisas que você ama. A perda de interesse ou afastamento de atividades que você esperava ansiosamente – esportes, hobbies ou sair com amigos – é outro sinal revelador de depressão grave.
Outra área em que você pode perder o interesse é o sexo. Os sintomas da depressão grave incluem diminuição do desejo sexual e até impotência .
Parte do motivo pelo qual você pode parar de fazer coisas de que gosta é porque se sente muito cansado. A depressão geralmente vem com falta de energia e uma sensação avassaladora de fadiga , que pode estar entre os sintomas mais debilitantes da depressão. Isso pode levar a um sono excessivo.
A depressão também está ligada à insônia , pois uma pode levar à outra e vice-versa. Eles também podem tornar o outro pior. A falta de um sono reparador e de qualidade também pode causar ansiedade.
4. Ansiedade
Embora não tenha sido demonstrado que a depressão causa ansiedade , as duas condições costumam ocorrer juntas. Os sintomas de ansiedade podem incluir:
- nervosismo, inquietação ou sensação de tensão
- sentimentos de perigo, pânico ou pavor
- frequência cardíaca rápida
- respiração rápida
- sudorese intensa ou aumentada
- tremor ou contração muscular
- dificuldade em se concentrar ou pensar com clareza sobre qualquer coisa que não seja a coisa com a qual você está preocupado
5. Irritabilidade em homens
A depressão pode afetar os sexos de forma diferente. Pesquisas mostram que homens com depressão podem ter sintomas como irritabilidade , comportamento escapista ou de risco, abuso de substâncias ou raiva extraviada.
Os homens também têm menos probabilidade do que as mulheres de reconhecer a depressão ou de procurar tratamento para ela.
O peso e o apetite podem flutuar em pessoas com depressão. Essa experiência pode ser diferente para cada pessoa. Algumas pessoas aumentarão o apetite e ganharão peso, enquanto outras não terão fome e perderão peso.
Uma indicação de se as mudanças na dieta estão relacionadas à depressão é se são intencionais ou não. Se não forem, pode significar que são causados por depressão.
7. Emoções incontroláveis
Um minuto é uma explosão de raiva. No próximo você está chorando incontrolavelmente. Nada fora de você motivou a mudança, mas suas emoções sobem e descem a qualquer momento. A depressão pode causar alterações de humor .
8. Olhando para a morte
A depressão às vezes está associada ao suicídio . Em 2013, mais de 42.000 pessoas morreram por suicídio nos Estados Unidos, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Pessoas que morrem por suicídio geralmente apresentam os primeiros sintomas. Frequentemente, as pessoas falam sobre isso ou fazem uma primeira tentativa antes de conseguir terminar com a própria vida. Se você acha que alguém está em risco imediato de se machucar ou machucar outra pessoa procure ajuda para essa pessoa.
Conheça nossos tratamentos para dependência química e tratamento para alcoolismo ligando agora mesmo para nossos especialistas de plantão.