Quando se procura saber o que é tabaco, é principalmente por conta dos males que pode causar à saúde, pois já se sabe que o tabagismo é causado pela dependência à nicotina, presente nos produtos derivados de tabaco.
Existem diversas formas de consumir o tabaco, mas em uma clínica de recuperação, por exemplo, a maioria dos pacientes fumam cigarro.
Seja fumando ou inalando, as substâncias à base de tabaco acabam viciando, ou seja, as pessoas se tornam dependentes.
Vamos explicar em mais detalhes aqui o que é tabaco, quais são os efeitos a longo prazo, como identificar se uma pessoa usa tabaco e muito mais.
O que é tabaco?
Para entender o que é tabaco, é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, que é de onde é extraída a nicotina, sendo seu principal princípio ativo.
No entanto, podemos encontrar no tabaco muitas outras substâncias, como o formol, amônia, terebintina, naftalina, etc.
Embora a maneira mais usual para consumir produtos derivados de tabaco seja o cigarro, também pode ser usado através do cachimbo, charuto, rapé, cigarro de palha e até mesmo mascar a folha de tabaco.
Quem tem o costume de mascar a folha de tabaco tem maiores riscos de câncer, pois os níveis de zinco, chumbo e polônio são bem mais altos.
Quais os efeitos dos produtos derivados do tabaco?
Agora que você já entendeu o que é tabaco, saiba que ele provoca efeitos físicos e psíquicos se for usado continuamente.
Vamos focar aqui mais no cigarro, pois é a forma mais consumida de um produto derivado do tabaco.
O uso prolongado do cigarro pode causar:
- Infarto do miocárdio;
- Bronquite crônica;
- Enfisema pulmonar;
- Derrame cerebral;
- Vários tipos de câncer.
Vale lembrar também que pode provocar hipertensão, insônia, acelerar batimentos cardíacos, problemas digestivos, etc.
Por outro lado, o cigarro, que é à base de tabaco, pode estimular o cérebro e reduzir o apetite, que é comum em pacientes que passam por tratamento para dependência de alcoolismo.
Como identificar uma pessoa que usa tabaco?
Existem alguns sinais que identificam que uma pessoa faz uso de substâncias derivadas de tabaco, e o primeiro deles é a fumaça do cigarro.
Para saber se pessoas em tratamento para dependência química fazem uso de produtos à base de tabaco, basta sentir o hálito, que é muito característico.
Além disso, os dentes podem ficar amarelados e escuros e a própria roupa ficar com cheiro de fumaça.
Tabaco causa dependência?
Tudo o que é tabaco, pode causar dependência sim, em razão do principal princípio ativo, a nicotina.
Mesmo a pessoa tendo consciência de todos os prejuízos à saúde, ela não consegue parar, o que se configura um quadro de dependência.
Ao longo do tempo, a pessoa vai aumentando cada vez mais a quantidade, o que cria uma maior tolerância.
E no momento de querer largar o vício do tabaco, pode ocorrer a síndrome de abstinência.
Por falar em síndrome de abstinência, a pessoa pode apresentar uma série de sintomas: agitação, sudorese, dor de cabeça, irritabilidade, tontura, apenas para citar alguns.