O vício em drogas causa danos à saúde e pode alienar um produto químico que depende de sua vida social. O fácil acesso as substancias e a influência de outras pessoas que os usam, significa que o dependente precisa da ajuda de uma clínica de recuperação para dependência química ou alcoolismo para parar de usá-los.
Mas é possível parar de usar drogas por conta própria? O tratamento para dependência química e a ajuda de outros profissionais podem ser descartados em certos casos?
O objetivo das nossas unidades é esclarecer estas questões e também os procedimentos necessários para acabar de uma vez por todas com o uso de drogas.
A compreensão das razões de um tratamento é crucial na luta contra a dependência química e o vício.
Há vários fatores que levam uma pessoa a abusar dessas substâncias. Elas podem ser de natureza social ou emocional, ou relacionadas a uma desordem física ou mental.
O ambiente em que o dependente se encontra é uma das questões mais importantes. O contato com os dependentes ocorre frequentemente através de pessoas muito próximas a eles, como amigos ou mesmo familiares.
Não é incomum para crianças e jovens cujo uso de drogas começa com o exemplo de membros da família, e outros cujo contato é mais direto e constante. É muito importante estar ciente de que esta influência não é positiva para uma pessoa em risco. No entanto, não é fácil tomar a decisão de evitar viver com essas pessoas.
Fatores emocionais estão relacionados com o ambiente social no qual vive uma pessoa dependente de produtos químicos. O abuso de drogas pode ocorrer devido à ligação emocional com aqueles que promovem ou facilitam o acesso a essas substâncias. Também pode ocorrer como uma forma de escapar de uma situação particular, como o luto.
A dependência química também pode causar ou ocultar outros problemas de saúde. Como muitas drogas agem sobre o sistema nervoso da pessoa que as toma, elas podem causar ou agravar distúrbios mentais. Em alguns casos, estas substâncias mascaram os sintomas, o que torna difícil o diagnóstico correto.
Devido a todos esses fatores, sair do vício também requer o tratamento em uma clínica de recuperação para dependência química ou alcoólatras. Esta tarefa é difícil de ser realizada sem ajuda médica especializada. Um acompanhamento profissional adequado torna possível abordar os pontos fracos do paciente que possam ter sido responsáveis pelo surgimento do uso de drogas.