Uma overdose representa um nível patológico de toxicidade de drogas em tal magnitude que supera o funcionamento fisiológico normal.
Dependendo da droga que a pessoa tomou, os sintomas de uma overdose variam. Nem sempre é fácil discernir os sintomas de overdose do mero uso de drogas, porque alguns dos efeitos inatos da droga – por exemplo, miose pupilar ou constrição com opioides – estarão presentes em ambas as situações.
As pessoas podem não perceber que estão tendo uma overdose, especialmente se estiverem fortemente sob a influência dessa droga. Alguns sintomas gerais associados a vários estados de overdose incluem forte dor no peito, convulsões, fortes dores de cabeça, dificuldade para respirar, delírio, agitação extrema ou ansiedade.
Além desses sintomas, outros sinais da overdose podem incluir:
- Desvios da temperatura corporal normal (por exemplo, hipertermia / hipotermia).
- Desmaio ou perda de consciência sem resposta.
- Mudanças na cor da pele (por exemplo, palidez ou tonalidade azulada da pele se um depressor respiratório foi usado; rubor ou rubor após superestimulação cardiovascular).
- Respiração anormal.
- Pulso rápido, lento ou irregular.
Especialmente no contexto do uso de substâncias ilícitas, é difícil para os indivíduos saberem exatamente quanto da droga estão injetando, cheirando, fumando ou tomando por via oral.
O risco de sobredosagem pode ser particularmente alto quando o uso de drogas intravenosas está em jogo. Nessas situações, os efeitos da droga injetada agem muito mais rapidamente do que se a droga fosse engolida. Aqueles que optam por injetar drogas, como heroína, muitas vezes procuram uma alta mais forte do que de outra forma.
A sobredosagem pode acontecer acidentalmente por uma variedade de razões, como tomar uma dose regular após a redução da tolerância, tomar uma dose mais forte do que o corpo está acostumado ou combinar substâncias de abuso.
Enquanto algumas pessoas overdose intencionalmente, a maioria das overdoses não é intencional. A sobredosagem é uma emergência médica e a atenção médica imediata pode ajudar a prevenir consequências duradouras para a saúde ou morte ou consequências duradouras para a saúde.
Sinais de uma overdose
Diferentes medicamentos estão associados a vários efeitos de overdose. Alguns sinais de overdose para os seguintes tipos de drogas incluem:
- Depressores do sistema nervoso central (SNC): respiração superficial, pulso fraco, pele úmida, coma, morte por parada respiratória
- Alucinógenos: características psicóticas, agitação, delírio
- Inalantes: depressão acentuada do SNC, perda de consciência, estupor ou coma, arritmia, morte súbita
- Maconha: sonolência profunda, marcha instável, vômitos, taquicardia, agitação, psicose
- Opioides: rebaixamento do nível de consciência, depressão / parada respiratória, pele fria / úmida, cianose (pele azulada), pupilas marcadamente contraídas (dilatadas se houver lesão cerebral anóxica)
- Estimulantes: hipertermia, taquicardia, hipertensão, arritmia, agitação, alucinações e outras características psicóticas, convulsões, emergências cardiovasculares.
O que deveria ser feito?
Se você suspeitar que você ou alguém próximo está sofrendo de overdose de drogas ou álcool, ligue para a unidade de saúde da sua região, normalmente o SAMU, imediatamente. Não deixe a pessoa sozinha; fique com eles até a chegada de profissionais médicos.
Se você testemunhar uma overdose e a pessoa desmaiar, ela deve ser colocada de lado para o caso de vomitar. Isso deve ajudar a prevenir acidentes de asfixia, caso ocorram. A pessoa também não deve comer nem beber nada. Se amigos souberem quais substâncias foram ingeridas, eles devem relatar isso às equipes de emergência para que o tratamento para dependência química adequado possa ser dado.
Se a pessoa tiver consumido muito álcool, não tente obrigá-la a tomar café ou colocá-la no chuveiro frio. Esses “tratamentos” caseiros de longa data para a intoxicação por álcool não ajudam a deixar a pessoa sóbria. Eles podem causar acidentes ou ferimentos.
Em muitos casos de overdose de substâncias, incluindo intoxicação por álcool, o tratamento imediato pode salvar vidas. Se não for recebido, pode ocorrer o seguinte:
- A pessoa pode vomitar e aspirar ou engasgar com o vômito.
- A pessoa pode desenvolver um ritmo cardíaco patológico, ou o coração pode até parar.
- A pessoa pode sentir uma respiração lenta ou irregular, ou a respiração pode parar completamente.
- A temperatura corporal pode cair.
Se a pessoa vomitar repetidamente, pode ocorrer desidratação grave, que pode precipitar outras complicações, incluindo convulsões.
Se ocorrer parada respiratória, podem ocorrer danos cerebrais anóxicos duradouros e outras lesões em órgãos; o risco de morte é muito alto.
Os usuários podem sentir que há segurança nos números, acreditando que se algo der errado durante o uso de drogas, as outras pessoas presentes os ajudarão conforme necessário.
Saiba mais sobre a dependência química em nossa clínica de recuperação Valor da Vida.