Você está desconfiada que seu marido usa algum tipo de droga, mas não tem certeza?
Na verdade, reconhecer os sinais de uma dependência não é sempre fácil, e como ela se instala muito progressivamente, as consequências negativas podem demorar para serem percebidas.
Portanto, ao observar algumas mudanças de comportamento ou aparência, é possível acender o sinal de alerta e buscar tratamento para dependência química o quanto antes.
Para te ajudar, vamos mostrar aqui alguns sinais que mostram que uma pessoa pode estar usando drogas, como lidar com tudo isso e a importância de buscar ajuda profissional.
O que é dependência?
Antes mesmo de saber se seu marido usa algum tipo de droga, vale a pena entender melhor o que significa dependência.
O consumo de substâncias estimula a produção de dopamina e provoca assim uma sensação de prazer intenso e imediato.
Quando uma pessoa consome regularmente certas substâncias, ela pode desenvolver uma tolerância: a sensação de prazer obtida pela droga se torna cada vez menos intensa.
Isso significa que a pessoa vai aumentar as doses para reencontrar o mesmo nível de prazer, tornando-se então dependente.
Como saber se meu marido usa algum tipo de droga?
Em função do grau da dependência, os sinais surgem de maneira mais ou menos intensa, com consequências na vida pessoal e/ou profissional.
Dependendo da droga, sintomas físicos podem vir acompanhados de sintomas psicológicos, que podem ser:
- Tremores;
- Suor excessivo;
- Dificuldade de concentração;
- Distúrbios do sono;
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Fadiga intensa;
- Ansiedade;
- Falta no trabalho com frequência;
- Isolamento social;
- Falta de higiene pessoal;
- Alucinações.
Se você notar alguns desses sintomas no seu marido, provavelmente ele pode estar usando algum tipo de droga.
O ideal é buscar ajuda o quanto antes, e dependendo da gravidade, talvez seja necessário uma clínica de recuperação.
O que fazer ao saber que meu marido usa algum tipo de droga?
Em um primeiro momento, é necessário ter muita paciência, principalmente porque seu marido vai negar que usa a droga ou mesmo diga que consegue parar na hora que quiser.
Mesmo que seja difícil conversar a respeito, é necessário. Às vezes, os dependentes não se dão conta da gravidade do seu vício, e reconhecer que existe um problema é o primeiro passo.
Por isso, você deve tentar conversar, e mostrar ao seu marido que você se preocupa com ele, qual a importância do tratamento para alcoolismo, e mantenha um diálogo aberto, para que ele sinta que pode confiar em você.
Quando buscar ajuda?
Antes de poder ajudar seu marido, é preciso cuidar de si mesma. Isso porque, ajudar um dependente pode ser desgastante mentalmente, fisicamente e emocionalmente.
Se você confirmou que seu marido usa algum tipo de droga, é essencial pedir a orientação de um profissional de saúde habilitado, até mesmo para saber como agir e o que fazer.
O ideal é que seu marido reconheça que está doente e tome consciência que precisa de tratamento, pois isso garante o sucesso da recuperação.