Muitas pessoas se perguntam se os sinais de abstinência de álcool e drogas são os mesmos, mas embora nos dois casos afetem os planos psicológico e físico, existem algumas diferenças.
Tais diferenças variam de acordo com o tipo e a quantidade de álcool ou drogas consumidas.
Por isso, o tratamento para dependência química é individualizado, adaptado às necessidades de cada pessoa.
Nesse artigo, vamos explicar o que é abstinência e quais os sintomas que surgem na falta de álcool e drogas.
O que é abstinência?
A abstinência pode se referir a todo tipo de privação, mas é comumente utilizada para descrever seus efeitos, ou seja, os sinais de abstinência que surgem pela interrupção brusca do consumo de uma substância.
Por consequência, esses sintomas variam de acordo com as substâncias e as quantidades consumidas, mas também em função do indivíduo e do seu contexto social.
Na maior parte do tempo, a abstinência é acompanhada por mudanças de comportamentos e provoca grandes consequências fisiológicas e cognitivas.
Os sintomas mais intensos desaparecem geralmente de alguns dias a algumas semanas, enquanto outros podem durar meses.
Daí a importância de tratamento em uma clínica de recuperação, pois é um período que exige um acompanhamento de perto, já que alguns desses sintomas podem ser perigosos para a própria pessoa.
Vale destacar que os sintomas de abstinência são um dos indicadores de uma dependência, e quanto maiores as doses e o tempo de uso, mais intensos podem ser esses sinais.
Quais os sintomas da falta de álcool?
Apesar do processo de desintoxicação de drogas seja mais desafiador na questão psicológica na maior parte das vezes, no caso do álcool, é mais difícil no plano físico.
Na verdade, a pessoa que para de consumir álcool da noite para o dia, após um longo período, pode sofrer de sinais de abstinência, desde uma simples ressaca até problemas mais graves, como delírios e alucinações.
É por isso que é altamente recomendado que a pessoa em abstinência alcóolica deve ser acompanhada de perto durante o tratamento para alcoolismo, a fim de evitar complicações.
Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar:
- Náuseas;
- Tremores nas mãos;
- Sudorese intensa;
- Agitação;
- Desidratação;
- Alucinações auditivas e visuais;
- Problemas de sono;
- Delirium tremens.
Quais os sinais de abstinência de drogas?
Os sintomas associados à abstinência de drogas dependem do tipo de droga e da quantidade consumida.
Hoje, existem várias opções para tratar os sinais de abstinência, que variam conforme as necessidades de cada pessoa.
Enquanto que as manifestações físicas são relativamente menores, os sintomas psicológicos podem ser sentidos desde as primeiras horas após a interrupção do uso.
Entre eles: irritabilidade, ansiedade, fadiga intensa, depressão e problemas de sono.
Determinados medicamentos podem fazer parte do plano de tratamento, que ajudam a diminuir a necessidade de usar a droga ou promover o equilíbrio de substâncias químicas no cérebro.
Além disso, contrariamente à dependência física, que pode se curar em alguns dias, a dependência psicológica pode durar toda uma vida.
Lembrando mais uma vez que as características de abstinência dependem da droga que está sendo descontinuada.