Se todos soubessem quais os malefícios do cigarro, talvez não tivéssemos tantas doenças respiratórias e pior, um número enorme de casos de câncer.
Os prejuízos do cigarro são inúmeros, e isso é muito evidente em pacientes assistidos em uma clínica de recuperação, pois apresentam várias doenças associadas ao uso do cigarro.
E sem falar na dependência, principalmente em razão da nicotina, e estima-se que no Brasil, em torno de 160 mil pessoas morrem todos os anos por conta do tabagismo.
Vamos mostrar aqui porque os principais danos causados pelo cigarro, e porque é tão difícil largar o vício.
Quais os malefícios do cigarro?
No momento de listar quais os malefícios do cigarro, poderíamos citar entre os principais:
- Vários tipos de câncer;
- Doenças do aparelho respiratório;
- Doenças cardiovasculares;
- Úlcera do aparelho digestivo;
- Menopausa precoce;
- Impotência masculina;
- Infertilidade na mulher;
- Catarata.
Se pensarmos em todos esses prejuízos do cigarro à saúde, os fumantes têm um risco muito maior em contrair essas doenças.
Alguns estudos mostram que pessoas que estão fazendo tratamento para dependência química, na maioria das vezes, são também dependentes de nicotina.
Vale lembrar que os danos causados pelo cigarro incluem também osteoporose, menos resistência física, envelhecimento precoce, rugas e escurecimento dos dentes.
Por que é tão difícil largar o vício do cigarro?
Mesmo sabendo quais os malefícios do cigarro, é muito difícil largar o vício.
Isso porque a nicotina estimula uma sensação de prazer, e o cérebro passa a ter necessidade de fumar cada vez mais para manter o mesmo nível de satisfação.
E ainda existem alguns mitos que rondam o parar de fumar, e um deles é o ganho de peso.
Assim, apesar de todos os prejuízos do cigarro, a pessoa acha melhor continuar fumando do que ganhar uns quilos a mais.
O ideal é houvesse mais campanhas de conscientização, direcionadas às crianças e jovens, pois é essencial que saibam os perigos do uso do cigarro.
Quais os perigos para o fumante passivo?
Algumas pessoas não sabem, mas mesmo quem não fuma pode sofrer com os malefícios do cigarro.
Existe um maior risco de doenças alérgicas, até mesmo infarto e câncer, tudo em razão da exposição à fumaça do cigarro de outra pessoa.
E muito por isso, existe uma lei que proíbe fumar em local público e fechado, o que reduz de uma forma considerável os danos do cigarro aos não fumantes.
Existe tratamento para parar de fumar?
Sim, inclusive o SUS oferece tratamento para pessoas que querem parar de fumar.
Da mesma forma que ocorre ao longo do tratamento para alcoolismo, no caso do cigarro, a pessoa é assistida por uma equipe multidisciplinar.
Como os danos do cigarro são muitos, é preciso primeiro avaliar individualmente cada pessoa.
Dependendo do nível de dependência, pode ser necessário ministrar medicamentos, juntamente com terapia individual e grupos de apoio.
O mais importante aqui é que os fumantes tenham consciência de quais malefícios do cigarro e como isso está afetando seriamente a sua saúde e de quem está à sua volta.