Como Lidar com um Dependente Químico em Recuperação?

como lidar com um dependente químico em recuperação

É fundamental saber como lidar com um dependente químico em recuperação, principalmente para observar sinais de possíveis recaídas, porque isso é possível!

Além disso, é um momento que ele vai precisar de todo apoio, e saber que você está por perto vai ajudá-lo muito nesse processo de reabilitação.

Infelizmente, ainda existe muito preconceito quando um paciente está em tratamento para dependência química, e é normal ouvirmos frases como “Não tem mais jeito”, “Está tudo acabado”…

No entanto, para tornar esse processo de recuperação o mais eficaz possível, é necessário saber como agir de maneira assertiva. 

Portanto, se você está com um parente ou amigo em recuperação, veja como deve se comportar ao longo de todo o tratamento.

Como lidar com um dependente químico em recuperação?

Seja um familiar ou amigo, saber como lidar com um dependente químico em recuperação pode fazer toda a diferença na sua total reabilitação, e até mesmo ajudá-lo a não abandonar o tratamento.

Lembre que se ele admitiu que está doente e procurou se tratar é meio caminho andado, no entanto, ainda há muito pela frente.

Por isso, selecionamos aqui dicas para que você possa lidar da melhor maneira possível com uma pessoa em tratamento em uma clínica de recuperação:

Esteja sempre presente

Quem convive com um dependente químico sabe o desafio que é buscar por um tratamento e por isso, é essencial que você mostre que estará sempre ali, independentemente do que aconteça.

Saiba que durante a abstinência, a pessoa pode se tornar um pouco mais agressiva, sendo importante manter a calma e escutar seus desabafos.

Agora, isso não quer dizer que você deve apoiá-lo sempre, e não tenha receio de dizer Não quando necessário.

Não confronte o dependente químico em recuperação

O que ele menos precisa nessa hora são brigas e discussões, inclusive isso pode comprometer bastante o processo de recuperação.

Ele precisa estar com a autoestima alta, e cabe a você motivá-lo e mostrar o quanto está orgulhoso de sua decisão.

Por mais que você não concorde com alguma coisa, diga isso de maneira sutil, sem ser agressivo e crítico.

Tente se colocar no lugar dele

Isso se chama empatia, que é você procurar entender seus sofrimentos, angústias e incertezas, o que fica muito mais intenso durante a recuperação.

Tenha em mente que não é um processo fácil, mas a partir do momento que você entende o que se passa na cabeça dele, vai ficar mais fácil saber como lidar com um dependente químico em recuperação.

Além disso, não o culpe, e entenda que a dependência é uma doença, e que embora não haja cura, existe tratamento.

Faça programas juntos

Dependendo do tipo de tratamento para alcoolismo, por exemplo, se a pessoa não está internada, procure levá-la para se divertir, como fazer um passeio no parque, na praia ou ir ao cinema.

Uma outra ideia é fazer uma atividade física juntos, pois a prática de exercícios libera endorfinas, o que promove bem-estar, que é excelente para se esquecer das drogas.

O mais importante ao saber como lidar com um dependente químico em recuperação é que não é difícil, basta você dar o seu apoio e mostrar que só quer que ele fique bem!