Você já ouviu falar sobre drogas perturbadoras, mas não faz a mínima ideia do que se trata?
Também chamadas de alucinógenas, são drogas que afetam ou perturbam a atividade do cérebro, alterando as percepções sensoriais e podem causar alucinações e delírios.
A maconha, LSD e ecstasy são alguns exemplos, e ao mesmo tempo que podem proporcionar prazer, podem levar os indivíduos a situações extremas, e dependendo do caso, é necessária a internação em uma clínica de recuperação.
Continue a leitura e conheça quais são as substâncias perturbadoras e seus efeitos!
Drogas perturbadoras quais são?
As drogas perturbadoras mais conhecidas são a maconha, LSD, cogumelos e ecstasy, e quando consumidas em altas doses, podem causar alucinações.
Embora os efeitos de cada uma dessas drogas variem, elas afetam todos os sentidos, seja a visão, audição, paladar, olfato e tato, além de alterar o humor e os pensamentos.
Geralmente, criam uma dificuldade em se situar no espaço e no tempo.
Como elas modificam as percepções e os comportamentos, as pessoas podem de tornar desorientadas e por serem incapazes de julgamento, podem se colocar em risco.
Muitas vezes, quando usadas juntamente com outras drogas, recomenda-se o tratamento para dependência química, a fim de evitar maiores danos à saúde da pessoa.
Quais os efeitos das drogas perturbadoras?
Os efeitos das drogas pertubadoras variam em função de diversos fatores:
- A quantidade consumida;
- A frequência e o tempo de consumo;
- O estado de espírito da pessoa e o meio ambiente;
- A idade;
- Problema médico ou psiquiátrico;
- O consumo junto com álcool ou medicamentos.
Os alucinógenos causam principalmente efeitos psicoativos, ou seja, modificam a atividade mental, podendo ser mais ou menos intensos.
Esses efeitos variam de uma droga para outra, de uma pessoa para outra, até mesmo durante o consumo.
Podem ir do êxtase ao terror, de uma leve distorção da realidade à alucinações, onde as pessoas pensam que as visões ou outras sensações induzidas pelas drogas são de fato reais.
Por exemplo, o LSD produz uma espécie de caleidoscópio de imagens visuais e modifica a percepção. As pessoas sabem que as alucinações não são reais, no entanto, seus efeitos podem lhes parecer reais.
No caso do ecstasy, é uma substância que provoca sensações agradáveis e euforia, e a longo prazo, o consumidor pode se tornar deprimido, perder peso e desenvolver problemas de pele.
Já quando uma pessoa fuma maconha, os efeitos são quase instântaneos no cérebro, e seu uso prolongado pode provocar problemas de atenção, concentração ou lapsos de memória.
Drogas pertubadoras causam dependência?
A maioria das pessoas que usam drogas perturbadoras fazem de forma eventual, no entanto, maiores quantidades podem ser consumidas para sentir os efeitos.
Embora a pessoa possa interromper seu uso por um certo tempo, a tendência é voltar a consumir.
Diferentemente de pacientes em tratamento para alcoolismo, os usuários de drogas alucinógenas não apresentam os sintomas de abstinência quando param.
Porém, podem desenvolver uma dependência psicológica, o que faz com que usem novamente a droga.
Seja qual for a droga, o melhor mesmo é sempre buscar ajuda de um profissional, a fim de evitar maiores prejuízos à saúde física e mental.